quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Leitura e escrita de biografias


Leitura e escrita de biografias
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Leitura

Objetivos 
- Analisar a finalidade da biografia e avaliar a relação entre a personalidade e o contexto em que vivem.
 
- Elaborar questões para o levantamento de informações sobre a pessoa biografada.
 
- Utilizar conhecimento prévio sobre o biografado para atribuir sentido ao texto.
 
- Reconhecer a função, no texto,
 
do uso de passado simples, marcadores temporais, adjetivos e advérbios em inglês.
 
Conteúdos 
- Leitura e escrita de biografias.
 
- Tabelas de interpretação.
 
- Passado simples.
 
Anos 8º e 9º. 
Tempo estimado Oito aulas. 
Material necessário 
Cópias de uma biografia a ser escolhida pela turma.
 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Inicie a atividade propondo a escrita da biografia de algum escritor ou personalidade histórica relevante. Comece perguntando aos estudantes:
 What do you know about biographies? (“o que vocês sabem sobre biografias?”). Atuando como escriba da classe, registre no quadro – sempre em inglês, ainda que a contribuição dos alunos seja realizada em português – o conhecimento prévio sobre o gênero: é ficcional ou revela compromisso com a realidade? Qual é o tema principal? Pode usar depoimentos, cartas, entrevistas? Durante o levantamento de ideias, explique que uma biografia é mais do que um simples relato ou uma lista de fatos sobre uma determinada pessoa: trata-se de um texto que procura relacionar a vida de um personagem ao contexto cultural, articulando os acontecimentos individuais aos coletivos. 
2ª etapa 
Escolha com a turma um personagem de quem eles gostariam de ler uma biografia (uma sugestão é usar as opções do site www.biography.com, que conta ainda com notícias relacionadas e recursos multimídia sobre os biografados). Selecionado o texto, distribua uma cópia a cada aluno e desenhe, no quadro, a seguinte tabela:
 K - W - L
What I know
What I want to know 
What I learned 


Inicie o preenchimento da coluna superior (“o que eu sei”) coletando informações sobre a pessoa biografada, solicitando que os estudantes digam quais elementos que esperam encontrar no texto em análise. Para a coluna do meio, peça que elaborem, em inglês, perguntas sobre a vida do personagem (“o que eu quero saber”). Ao longo da pesquisa, eles registram os conhecimentos que foram construídos na coluna mais abaixo (“o que eu aprendi”).
 
3ª etapa 
Oriente os alunos a ler individualmente o texto, prestando muita atenção nos principais acontecimentos da vida do personagem em questão. Por meio de anotações na folha de leitura ou grifos, peça que destaquem fases ou períodos importantes da história relatada, identificando as datas e os marcadores temporais que mostram os principais acontecimentos e sua relação com as etapas da vida do biografado.
 
4ª etapa 
uma segunda leitura do texto. Dessa vez, pergunte à turma:
 which verbs are more frequently used?(“quais verbos são mais utilizados?”). Destaque a relação entre o uso de passado simples (verbos regulares e irregulares) com os acontecimentos passados, ações completas, hábitos e estados finalizados. 
5ª etapa 
Retome a tabela para preencher a coluna inferior (“o que eu aprendi”) com o registro coletivo dos conhecimentos construídos com o texto. Com base nos dados levantados, peça que os alunos elaborem um perfil simples do biografado, apenas inserindo os acontecimentos fundamentais.
 
Avaliação 
Levando em consideração a participação nas discussões, as anotações realizadas no texto e as biografias produzidas que os alunos escreveram, analise se cada um conseguiu selecionar e retratar, com o uso de verbos no passado simples e de marcadores temporais, os fatos mais importantes da vida do personagem biografado. Para os que demonstrarem maior dificuldade no momento da escrita, lembre que a tabela K-W-L pode ser usada como uma fonte de apoio confiável.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário