domingo, 4 de dezembro de 2011

Elementos da comunicação

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
MACACOS ME MORDAM
Morador de uma cidade do interior de Minas me deu conhecimento do fato: diz ele que há tempos um cientista local passou telegrama para outro cientista amigo seu, residente em Manaus:
"OBSÉQUIO PROVIDENCIAR REMESSA DE 1 OU 2 MACACOS".
Necessitava ele de fazer algumas inoculações em macaco, animal difícil de ser encontrado na localidade. Um belo dia, já esquecido da encomenda, recebeu resposta:
"PROVIDENCIADA REMESSA 600 RESTANTE SEGUIRÁ OPORTUNAMENTE".
Não entendeu bem: o amigo lhe arranjara apenas um macaco, por seiscentos cruzeiros? Ficou aguardando, e só foi entender quando o chefe da estação veio comunicar-lhe:
- Professor, chegou sua encomenda. Aqui está o conhecimento para o senhor assinar. Foi preciso um trem especial.
E acrescentou:
- É macaco que não acaba mais!
Ficou aterrado: o Telégrafo errara ao transmitir "1 OU 2 MACACOS", transmitira "1.002 MACACOS"! E na estação, para começar, nada menos que 600 macacos engaiolados aguardavam desembaraço. Telegrafou imediatamente ao amigo:
"PELO AMOR SANTA MARIA VIRGEM SUSPENDA REMESSA RESTANTE".
Ia para a estação, mas a população local surpreendida pelo acontecimento, já se encontrava, ali, curiosa, entusiasmada, apreensiva:
- O que será que o professor pretende com tanto macaco?
..................................................................
Fernando Sabino. o homem nu, Record.
Vamos analisar a situação de comunicação do texto. O cientista mineiro envia uma mensagem para o amigo cientista em Manaus, por meio de um telegrama.
Nas diferentes situações de comunicação (verbal, visual, gestual), podem aparecer os seguintes elementos:

Canal é o meio pelo qual transmitimos os sinais do código. É o suporte físico do código (o ar e os sons na comunicação falada, o papel na escrita, os cabos na telefonia, as ondas no rádio, etc.)
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
A linguagem tem várias funções ou finalidades, conforme as intenções ou pontos de vista do emissor.
Leia com atenção os textos procurando perceber os objetivos do emissor.
FUNÇÃO REFERENCIAL, COGNITIVA OU DENOTATIVA

Para que a mensagem chegue ao destinatário é preciso que o emissor e o destinatário conheçam o mesmo código, que o emissor utilize corretamente esse código; que o destinatário interprete (decodifique) corretamente o código. No caso dos macacos, o telegrafista pode ter enviado a mensagem, erradamente por estar distraído ou por ter interpretado a letra u por 0 (zero), devido à falta de clareza. na grafia.
Se uma pessoa escreve com letra ilegível ou sem nenhuma pontuação, torna-se difícil ao leitor (receptor) captar a mensagem, isto é, o que se quis dizer.

No texto acima predomina a função referencial da linguagem, em que o emissor procura transmitir a realidade de uma maneira clara, sem dupla interpretação. Trata-se de uma linguagem objetiva, centrada no conteúdo transmitido.
FUNÇÃO EXPRESSIVA OU EMOTIVA
SAMBA EM PRELÚDIO
Eu sem você
Não tenho porquê
Porque sem você
Não sei nem chorar
Sou chama sem luz
Jardim sem luar
Luar sem amor
Amor sem se dar.
Vinícius de Moraes
No poema acima, temos a linguagem com função emotiva. Na linguagem emotiva o emissor procura expressar seu mundo emocional: estado de espírito, sentimentos, opiniões. É uma linguagem predominantemente subjetiva em que o emissor usa com freqüência verbos e pronomes na primeira pessoa e geralmente recorre aos recursos expressivos do ponto de exclamação e das interjeições ou da própria falta de pontuação.
FUNÇÃO APELATIVA OU CONATIVA
No anúncio acima, a linguagem utilizada emprega a função apelativa, porque procura influenciar o leitor por meio de apelos.
A linguagem apelativa, também chamada de conativa, coloca a ênfase no receptor (ouvinte, interlocutor, leitor). Recorre-se ao imperativo velado ou explícito com a intenção de persuadir, convencer, mandar, aconselhar, sugerir, pedir, exortar, enfim, influenciar o comportamento de quem recebe a mensagem.
FUNÇÃO METALINGÜÍSTICA
Observe a definição de duas palavras de origem tupi:
Curitiba: o nome da capital do Paraná vem de curi (pinheiro) e tyba (muito, grande quantidade). Curitiba, portanto, significa originariamente "lugar onde há muitos pinheiros".
Itaúna: é o nome de uma localidade do Rio de Janeiro. Itaúna se origina de ita: (pedra) e una (preta). Itaúna, portanto, significa originariamente "pedra preta".
A função metalingüística usa o próprio código para defini-lo ou explicá-lo. No caso, o código são as palavras Curitiba e Itaúna.
FUNÇÃO FÁTICA
Tem como objetivo estabelecer, prolongar ou interromper uma comunicação. O canal, isto é, o suporte físico da comunicação fica em evidência. Na linguagem verbal, a função fática se dá pelas repetições, convenções sociais, cacoetes, etc. Exemplos: "Muito prazer"," Alô", "Como vai?", "ai, tudo bem?".
- Oi! Você por aqui?
- É... E você? Tudo bem? - Tudo bem. E você?
- Tudo bem.
FUNÇÃO POÉTICA
Na função poética se colocam em evidência a mensagem e o modo como é apresentada. O escritor procura despertar a atenção do leitor para a maneira como está sendo transmitida a mensagem, por meio de arranjos, escolha vocabular, rimas, ritmo, metáforas, aliterações, recursos visuais, disposição do texto na página, etc.
A função poética pode ocorrer tanto em poemas como em textos em prosa.

A RITA
A Rita levou meu sorriso
no sorriso dela. Meu assunto
levou junto com ela,
e o que me é direito
arrancou-me do peito,
e tem mais: levou seu retrato,
seu trapo, seu prato - que papel!
uma imagem de São Francisco
e um bom disco de Noel.
A Rita matou nosso amor
de vingança, nem herança
deixou. Não levou um tostão,
porque não tinha não,
mas causou perdas e danos.
Levou os meus planos,
meus pobres enganos,
os meus vinte anos,
o meu coração.
E além de tudo
me deixou mudo
um violão.
Chico Buarque de Hollanda
ATIVIDADES

 1- No primeiro telegrama, quem é o emissor e quem é o destinatário? Qual é a mensagem e qual o código utilizado?
2- Por que o cientista residente em Manaus enviou seiscentos macacos em vez de 1 ou 2?
3- Que funções da linguagem predominam nas frases abaixo?
a) "Pelo amor Santa Maria Virgem suspenda remessa restante."
b) "Ó sino da nrinha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro de minha alma."
Fernando Pessoa
c) O nome "Leila" procede do árabe "Layla" e significa "negra como a noite" .
d) Aspectos geográficos do Brasil: a área total do Brasil é de 8.511.965Km2, sendo 8.456.508 km2 de área terrestre e 55.457 km2. de águas internas.
e) Déletar é um neologismo que significa "apagar" dados no computador.
4- Que função é mais usada na publicidade e nos anúncios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário